NOSSA HISTÓRIA
O Instituto I3D surge com a ideia de aproximar o setor público e privado à academia universitária, de maneira qualitativa e eficiente.
Em 2020, após o início da pandemia de coronavírus, um dos fundadores, Nikolay Bispo, decidiu alterar algumas coisas em sua vida e, em meio às transformações desse processo, emerge a iniciativa de conectar pessoas, projetos e instituições de modo inovador, indo além do que era realizado até então. A percepção era de que muitos(as) acadêmicos(as) têm excelentes ideias e projetos, mas não conseguem os meios, em suas instituições, para apresentar tais projetos e, com isso, contribuir e impactar a sociedade e o país como um todo.
No entanto, por mais que instituições públicas e privadas necessitem de profissionais que desenvolvam projetos criativos, pesquisas e análises com qualidade, encontrar profissionais no mercado que exerçam tais funções com eficiência e em tempo hábil é uma atividade difícil.
Sabendo disso, Nikolay decidiu criar uma instituição que seja capaz de estabelecer essas conexões, pois acredita que a sociedade perde um potencial propositivo diante de situações que deixam de ser inovadoras e transformadoras justamente pela ausência (ou pouca presença) de conexões inteligentes e estratégicas.
Nikolay, então, apresenta o projeto a Alessandro Soares e, em conjunto, iniciam o processo de constituição do Instituto I3D. Depois de muitas trocas e testes, em 2022, ambos decidem que seria o momento de implementar a ideia, e apresentam o projeto ao Henrique Amancio, que, no mesmo momento, apaixona-se pela iniciativa e decide empreender socialmente.
E assim, em 2023, surge o I3D, como resultado de professores, advogados(as) e sonhadores(as), que acreditam na potência do Sul Global, da América Latina, e no poder de transformação dos direitos humanos, por meio de atividades diversas, executadas em setores estratégicos para a sociedade.